Você pode estar querendo vender parte ou a totalidade de sua empresa.

Seu Patrimônio está além dos bens físicos
janeiro 29, 2020
Instituições Financeiras podem solicitar ao empresário um cálculo de Valoração.
março 12, 2020

Você pode estar querendo vender parte ou a totalidade de sua empresa.

Já passou pela sua cabeça vender parte ou até o total de sua empresa ?

Repare que em grande parte das vezes, para não dizer na maioria das vezes, esse pensamento vem logo depois de um outro pensamento, que é o real motivador de se considerar essa hipótese: – o cansaço e até mesmo o desespero porque a empresa não gera lucro do jeito que você quer e as dívidas se acumulam num ritmo maior do que se consegue pagá-las.

Em nossas experiências, foram raros os casos onde um empresário ou executivo ventilou a hipótese de se vender parte ou a totalidade da empresa por outros motivos, por exemplo: – falta de sucessor na família, mudança de rumo na vida pessoal, proposta de compra feita por empresa maior do mesmo setor. Esses motivos são justificáveis também, porém, representam a minoria dos casos nos quais fomos chamados para se fazer uma Valoração da empresa, também chamada por alguns por seu nome em Inglês “Valuation”.

“Nenhum vento é bom para um barco que não sabe para onde ir””

Pense um momento na frase acima. Como saber o que fazer para consertar uma empresa e definir para onde ela vai se sequer seus proprietários e principais executivos sabem onde estão ??? Como alguém pode explicar para nós como chegar a algum endereço se não sabemos onde estamos ??? A primeira coisa a se fazer é entender a situação do barco. Onde ele está. Que instrumentos de navegação possui. Como mover a embarcação. Somente assim se pode dirigi-lo para algum lugar mais seguro. No meio de tanta coisa para resolver, dá para entender que o empresário não consiga enxergar o óbvio. Talvez até a dor da situação contribua para que não se veja o tamanho do problema. Por isso, acompanhamento profissional ajuda demais no processo e o projeto de Valoração é uma das formas mais eficientes de se ver a empresa como um filme e não apenas a fotografia do momento.